Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS

COMO ALGUNS PESQUISADORES DO ENSINO DE QUÍMICA TEM ENCONTRADO TAIS OBSTÁCULOS NAS RELAÇÕES: ALUNO-PROFESSOR-LIVRO DIDÁTICO, SERIA INTERESSANTE IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, POIS SEGUNDO GASTON BACHELARD, EPISTEMÓLOGO FRANCÊS, A PRESENÇA DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DIFICULTAM A APRENDIZAGEM E O ENSINO.



             http://palomino-epistemologia.blogspot.com.br/2008/03/osbtculos-epistemolgicos.html






Partindo do princípio que epistemologia significa a teoria do conhecimento, os obstáculos epistemológicos de aprendizagem, segundo Gaston Bachelard (1884-1962), são distorções da realidade que podem interferir de modo negativo na construção do conhecimento o que implicaria futuramente em um conhecimento não questionado e reforçar distorções conceituais. Na química, os conceitos científicos ficariam prejudicados.
Alguns obstáculos epistemológicos que merecem ser identificados:
- Obstáculo Animista: Caracteriza-se por privilegiar o corpo humano e as funções vitais, dando-lhes um valor superior do que realmente são, por exemplo, em alguns livros podemos encontrar exemplos de átomos conversando, como namorados, como se fossem seres humanos e com vontades próprias de uma pessoa.
-Obstáculo Realista: Está relacionado com experiências prévias no campo concreto, aqui se valoriza demais as impressões táteis e visuais, quando na verdade a realidade está bem distante do contexto real e não há como fazer comparação. Ex: Imagem em um livro didático de uma pessoa segurando nas mãos um átomo e tentando perfurá-lo com uma furadeira.
-Obstáculo Substancialista: Caracteriza-se pela atribuição de qualidades evidentes e superficiais, e um espírito material a noções abstratas. Há uma correspondência entre substância e qualidade. Ex: a cor amarela na perspectiva substancialista, é atribuída ao metal ouro.



OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DAS IMAGENS DOS ÁTOMOS – CANDOMBÁ – REVISTA VIRTUAL, disponível em:

Alice Ribeiro Casimiro Lopes, LIVROS DIDÁTICOS: OBSTÁCULOS VERBAIS E SUBSTANCIALISTAS AO APRENDIZADO DA CIÊNCIA QUÍMICA, Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro, disponível em: