Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA




O ESTADO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

O Estado tem uma relação muito próxima com as Políticas Sociais, pois é ele que centraliza e monopoliza as regras dentro de seu território, é ele que desempenha as funções atribuídas como suas responsabilidades.
E a Educação é um tema muito discutido e é uma política social que recebe influência direta do Estado, desde sua implementação e manutenção. Mas para que atinja seu público alvo é necessário um planejamento coerente para que o sistema educacional cumpra seu objetivo. Esse planejamento é oriundo da opção política de cada Estado.
O que vemos muitas vezes no Brasil, é que diversos fatores influenciam o desenvolvimento de políticas sociais, principalmente a Educação, e não influenciam de maneira positiva.
Por isso que vemos ainda estudantes em diversas áreas do Brasil que não possuem o suporte necessário para freqüentarem uma escola, a chave de tudo isso está no planejamento que de alguma forma, saiu de seu curso inicial.
Nós cidadãos temos o dever e o direito de fiscalizar o funcionamento desses programas, para identificar a origem de tantos desvios, estaremos assim exercendo nosso real papel na sociedade.