Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MEIOS DE COMUNICAÇÃO: TELEVISÃO







Com a crescente aceleração das novas tecnologias, a mídia em geral influencia na Educação das novas gerações. A televisão especialmente encaixa-se nessa realidade, pois existem crianças e jovens que passam mais tempo em frente à televisão do que na escola.

A televisão leva um mundo paralelo à vida real, onde a grande parte dos programas, estão mais preocupados com os interesses comerciais, do que com outros assuntos que falam de aspectos sociais e educacionais.

Os adultos, muitas vezes, perdem o controle do que seus filhos assistem, é necessário ficar atentos e selecionar os conteúdos, saber diferenciar informação do conhecimento.

A linguagem da TV agrada os jovens e crianças, pois possui imagens com sons, recursos selecionados a dedo para prender a atenção, por isso que seduz tanto.
 A escola precisa usar a televisão como mais um recurso de aprendizagem, adaptar-se a essa realidade, pois não há como escapar dela.

O educador deve mediar e encontrar assuntos de interesses de seus alunos e direcionar essa influência que a TV possui sobre a criançada. Achar um meio-termo para desenvolver a imaginação da criança é um modo favorável de manter uma mente saudável, livre de preconceitos, que muitos programas oferecem.

Na sala de aula, o professor pode usar o recurso visual, a linguagem falada da televisão, utilizando o conteúdo da disciplina, relacionando com o cotidiano do aluno.
O ser humano desenvolveu essa tecnologia toda para o seu próprio desenvolvimento, para utilizá-la no seu ambiente. Bem orientado, o aluno desenvolverá seu espírito crítico e saberá discernir com critérios.





Material de apoio: